Dar e ler livros LGBTQIA+ contribui para a representatividade
O mundo está cada vez mais dividido, e infelizmente, o preconceito ainda existe. A luta ainda é constante contra a homofobia. Ler, exaltar e apoiar autores LGBTQ+ é importante para trazer mais visibilidade para o assunto e para termos cada vez mais autores e personagens com que mais pessoas possam se identificar.
Ler tem um espaço especial na nossa formação como pessoas. Dar um livro de presente é dar uma experiência, uma aventura e uma vivência diferente para uma pessoa querida. Além disso, como ninguém é de ferro, também tem bom custo-benefício se tratando de presentes ou de entretenimento para si. Mas mais que isso, livros e personagens nos marcam para a vida toda, e é isso que queremos que um presente faça, não é mesmo?
E para ajudar na economia temos um cupom especial para a loja da Saraiva dentro da Submarino com livros super legais!
Livros LGBTQIA+
Seja para presente ou seja para você mesmo ler, confira abaixo a lista feita por nossos especialistas dos melhores livros LGBTQIA+ e vamos celebrar a diversidade!
“O Azul é a Cor Mais Quente”, de Julie Maroh
A obra conta a história de Emma e Clémentine, duas jovens que se apaixonam e vivem um intenso romance em meio a uma sociedade preconceituosa.
“Simon vs. A Agenda Homo Sapiens”, de Becky Albertalli
O livro acompanha a história de Simon, um adolescente gay que precisa lidar com sua sexualidade enquanto lida com questões do dia a dia, como amizade e família.
“Me Chame Pelo Seu Nome”, de André Aciman
O romance se passa na Itália dos anos 80 e narra a paixão do jovem Elio por Oliver, um estudante americano que passa um verão na casa da família de Elio.
“Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo”, de Benjamin Alire Sáenz
A obra é uma jornada emocionante de autoconhecimento e amadurecimento, que acompanha a amizade de dois adolescentes latinos que descobrem juntos suas sexualidades.
“Fun Home”, de Alison Bechdel
A graphic novel é uma autobiografia em que a autora explora a relação conflituosa que teve com seu pai, um homem gay que vivia em uma época em que a homossexualidade era reprimida.
“O Quarto de Giovanni”, de James Baldwin
A obra é um clássico da literatura LGBT+, que narra a história de David, um homem que se apaixona por Giovanni, um jovem italiano, em Paris.
“O Príncipe Cativo”, de C. S. Pacat
O livro é uma fantasia épica que acompanha a história do príncipe Damen, que é capturado e vendido como escravo para o príncipe Laurent, seu maior inimigo.
“A Garota Dinamarquesa”, de David Ebershoff
A obra é inspirada em uma história real e narra a jornada de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a passar por uma cirurgia de redesignação sexual.
“Orlando”, de Virginia Woolf
O livro é um clássico da literatura inglesa que acompanha a vida de Orlando, um nobre inglês que vive por mais de 300 anos e que, em determinado momento, muda de sexo.
Autores LGBTQ+
Se você ainda não tem certeza de qual livro levar pra casa e quer ver algumas outras opções, navegue e explore a bibliografia de alguns autores LGBTQ selecionados pelos nossos especialistas na lista a seguir:
- Sarah Waters: Sarah Ann Waters é uma romancista galesa. Ela é mais conhecida por seus romances ambientados na sociedade vitoriana e com protagonistas lésbicas, como Tipping the Velvet e Fingersmith.
- Oscar Wilde: Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde, foi um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês.
- Alice Walker: Alice Malsenior Tallulah-Kate Walker é uma escritora, poetisa e ativista feminista estado-unidense. Escreveu o romance A Cor Púrpura.
- Cassandra Rios: Cassandra Rios, pseudônimo de Odette Pérez Ríos, foi uma escritora brasileira, de ascendência espanhola. Escrevia ficção, mistério e principalmente sobre homossexualidade feminina e erotismo.
- James Baldwin: James Arthur Baldwin foi um romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense.
- Caio Fernando Abreu: Caio Fernando Loureiro de Abreu foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão.
E você? Qual o seu livro ou autor favorito LGBTQ+? Conte pra gente nos comentários!
Não encontrou o que procurava? Navegue pelo site:
- Outros artigos
- Cupons e descontos em marcas famosas!
Alguns produtos podem nos dar uma comissão quando comprados. Porque confiar em nós?